5 mitos e verdades sobre empréstimo consignado

Publicado em 06/12/2021

Cada um tem sua teoria sobre o empréstimo consignado, mas será que essa teoria é mito ou verdade?

Dentre as opções do mercado, o empréstimo consignado é visto como uma das melhores, considerando suas taxas de juros acessíveis e facilidade no pagamento. Mas mesmo com tantas informações verdadeiras, muitas fake news são espalhadas sobre o crédito, gerando dúvida e incerteza as pessoas.

Pensando nisso, preparamos este post com alguns mitos e verdades que envolvem o empréstimo. Pronto para desmistificar suas teorias?

1 – É possível fazer mais de um empréstimo consignado

VERDADE! O cliente pode ter até 9 contratos de empréstimo e, caso exceda esse número, é possível solicitar o refinanciamento ou portabilidade de algum preexistente.

Mas vale ficar atento se é realmente necessário buscar duas ou mais instituições para a solicitação. Isso porque as chances de conseguir condições melhores de contratação diminuem a medida em que cada análise de crédito é feita.

2 – Taxas antecipadas são necessárias

MITO! Ficar atento a esse item na hora da contratação é essencial, pois nenhuma operação do tipo deve pedir pagamento antecipado. Situações assim, de acordo com o Banco Central, se caracterizam como fraude e deve ser denunciada.

Portanto, caso se depare com esse tipo de oferta, recuse e procure imediatamente os órgãos de defesa do consumidor.

empréstimo fgts

3 – O benefício serve como garantia para o empréstimo

VERDADE! Diferente do empréstimo com garantia, o empréstimo consignado tem como “garantia” o benefício. Portanto, com o desconto das parcelas feito diretamente em folha de pagamento, as chances de inadimplência são extremamente baixas.

4 – Posso solicitar qualquer valor?

MITO! A Lei n° 10.820/2003 expõe que cada cidadão pode comprometer até 30% da sua renda líquida com o crédito consignado. Esse teto visa proteger os consumidores do mau endividamento e auxilia na manutenção de juros menores para o consignado.

5 – Qualquer pessoa pode solicitar o empréstimo consignado

MITO! A verdade é que o empréstimo consignado é restrito para aposentados, pensionistas e servidores públicos (estaduais e federais). Algumas instituições oferecem o crédito para trabalhadores de empresas privadas, desde que a empresa tenha alguma parceria ou acordo com a instituição.

Entretanto, em um âmbito geral, apenas esses três públicos podem contar fazer a solicitação.

Enfim, apostamos que agora as suas principais dúvidas foram sanadas, não é mesmo? Então, se você faz parte dessas categorias e deseja terminar o ano com um dinheiro extra, aproveite para fazer a solicitação do seu crédito agora mesmo. Aqui, no Santa Ajuda, você pode fazer a sua simulação, bem como sua solicitação, de maneira totalmente online, sem enfrentar filas ou ter de lidar com burocracias.

Gostou e quer saber mais? Clique aqui e acesse nosso site!

FONTE

ENTENDA QUAIS OS 10 MAIORES MITOS E VERDADES SOBRE O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO. Rocha&Mouta. Consultado em 06 de dezembro de 2021.

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI