Como calcular a parcela do empréstimo consignado?

Publicado em 28/10/2021

Saber calcular e ter em mente o valor que será cada parcela do seu empréstimo consignado faz toda a diferença para um bom planejamento.

Quando o assunto é empréstimo consignado, saber calcular as parcelas do mesmo é algo essencial para garantir que você irá tomar uma decisão adequada no momento da solicitação. 

Sabemos que quando falamos em cálculos, muitas pessoas chegam a ficar arrepiadas com receio de fazer tudo errado. Mas, já adiantamos, não é preciso conhecimentos avançados em matemática para calcular da maneira correta.

Pensando nisso, montamos este artigo com todas as informações e orientações que você precisa para tirar essa missão de letra. Vamos lá?

simular um empréstimo

Como saber o valor da parcela?

A Lei do Empréstimo Consignado estabelece que as parcelas do crédito sejam descontadas automaticamente do pagamento de salários, aposentadoria ou pensão dos tomadores. Entretanto, este valor não pode ser calculado considerando o valor solicitado e as taxas de juros, como é bem comum.

Quando isso é feito o resultado final será errado e pode impactar diretamente no planejamento financeiro. Assim, o primeiro fator para sabermos o valor das parcelas é saber qual será o valor solicitado.

Como bem se sabe, o empréstimo consignado está condicionado a uma margem consignável. Portanto, por mais que as simulações sejam feitas com base no valor desejado, podem sofrer alterações, considerando que este só é confirmado a partir da margem disponível.

Mas, continuando falando sobre o valor da parcela, a melhor forma de saber o valor da parcela de um empréstimo consignado é dividir o Custo Efetivo Total (CET) pelo prazo pretendido. Muitas vezes o CET não é levado em consideração em um primeiro momento, mas esse índice trará o valor final de um empréstimo e, por consequência, o valor da parcela a ser paga.

Além dos juros, o CET apresenta outras taxas e encargos relativos à operação. Ou seja, taxas administrativas e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Sendo assim, para saber o valor da parcela do seu empréstimo você deverá dividir o valor total da operação, já com o CET, pelo prazo para pagamento.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é destinado a aposentados, pensionistas e servidores públicos. Trabalhadores do regime CLT também podem contratar, desde que a empresa em que trabalha tenha parceria com o banco da solicitação. O diferencial da modalidade é que as parcelas são debitadas diretamente da folha de pagamento, pensão ou aposentadoria.

Por conta do débito das parcelas ser feito de forma automática da folha de pagamento ou benefício, o empréstimo consignado conta com as menores taxas do mercado. Isso porque as chances de você não pagar o crédito são mínimas, o que torna as chances do banco não receber o valor emprestado muito baixas.

Enfim, agora que você já sabe como calcular a parcela do seu empréstimo é só pegar papel e caneta na mão! Depois do cálculo, não perca tempo e corra para o site do Santa Ajuda fazer a sua simulação. É fácil, rápido e totalmente online! Clique aqui e saiba mais.

FONTE

Como calcular valor de parcela de Empréstimo Consignado? Bxblue. Consultado em 28 de outubro de 2021.

VOCÊ SABE CALCULAR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO? NÓS TE ENSINAMOS! iDinheiro. Consultado em 28 de outubro de 2021.

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI