Descubra como funciona a fatura do cartão de crédito consignado

Publicado em 17/02/2022

Para muitas pessoas, o método de pagamento e como funciona a fatura do cartão de crédito consignado ainda é tema de dúvida. Então, que tal tirar essas dúvidas neste artigo?

Muitas pessoas acabam se perguntando o que é um cartão de crédito consignado e como ocorre o parcelamento da fatura do cartão.  De forma bastante simplificada, esse tipo de cartão é destinado para os aposentados pelo INSS e servidores públicos – desde professores, policiais ou qualquer outra  profissão.

Por isso, neste post, vamos abordar um pouco mais sobre o assunto. Então, se quiser saber mais, basta que você continue aqui com a gente. Vamos lá?

Como funciona a fatura do cartão de crédito consignado?

O valor da fatura deve ser descontado automaticamente da folha de pagamento do cliente. No caso dos aposentados, ocorre o desconto automático através do valor que seria pago pela aposentadoria, seja ela por idade, invalidez ou tempo de contribuição. 

A diferença de um empréstimo, é que o cartão consignado não conta com juros sobre o parcelamento das compras. Logo, no empréstimo, consegue-se ter um valor a vista que é devolvido através de parcelamentos em determinadas vezes para que haja a adição de juros, que podem ser tanto de acordo com a Selic, já prefixados e até mesmo de acordo com o decorrer da inflação (também chamada de IPCA). No crédito, o cliente tem um valor que pode gastar e deve pagar mensalmente sem ter adições de taxas. 

Ou seja, na prática, o cartão de crédito consignado funciona como um cartão de crédito comum. Entretanto, o valor é descontado automaticamente do salário ou da aposentadoria, sem que seja preciso se deslocar a nenhum lugar para fazer o pagamento da parcela.

fatura do cartão de crédito consignado

Até quanto da renda posso ter de limite?

A Lei N° 10.820, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2003, determina que o valor máximo que pode ser descontado da folha de pagamento do aposentado é de 5% do que ele recebe. Deste modo, os bancos não podem determinar que haja um limite maior que esse. 

Em suma, se o cliente não conseguir pagar a sua fatura dentro do prazo devido ao fato de seu contrato de serviços de servidor público ter chegado ao fim ou o INSS ter negado o pagamento da aposentadoria, deve-se  entrar em contato com a instituição responsável para solicitar que haja o parcelamento.

Como e onde conseguir a fatura do cartão?

Como a gente já comentou, não é preciso receber a fatura do cartão para realizar o pagamento, pois o valor da parcela é descontado automaticamente do salário ou aposentadoria do servidor público.

Porém, é importante verificar a fatura para acompanhar a quitação das parcelas e o limite disponível. Em muitos casos, a fatura pode chegar pelo correio. Mas, há outras opções mais práticas: pelo aplicativo do celular ou site da empresa que cedeu o cartão de crédito consignado. É bastante simples: basta informar os dados pedidos.

Mas, atenção: certifique-se de que o aplicativo ou site é realmente da empresa e jamais informe seus dados por outro meio. Esse cuidado é essencial para evitar golpes e fraudes.

fatura do cartão de crédito consignado

Como o pagamento da fatura do cartão de crédito consignado deve ser feito?

O cliente não precisa se preocupar com o acerto da fatura do cartão de crédito consignado porque ela ocorre de modo automático através da folha de pagamento ou do benefício que é pago pelo INSS.  No entanto, se for de interesse do cliente em antecipar uma parcela ou mais que não seja referente ao mês base em que está, é necessário ter que ir até o banco responsável para solicitar a emissão da fatura. Em alguns casos, a antecipação da fatura pode ser feita pelo próprio app da instituição. 

Como você viu, o cartão de crédito consignado oferece muitas vantagens para você: além de não ter juros e ser muito fácil de contratar, você não precisa se preocupar com o pagamento da fatura do cartão, pois é feita de forma automática.

Enfim, esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas e, é claro, que você aproveite para compartilhar com outras pessoas essas informações. Além disso, não esqueça de vir ler outros artigos sobre finanças e instituições em nosso portal.

FONTE

Como conferir a fatura cartão de crédito consignado? Meu tudo. Consultado em 17 de fevereiro de 2022.

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI