Fuja de armadilhas! 7 cuidados ao contratar empréstimo consignado

Publicado em 11/05/2022

No momento de contratar empréstimo consignado, alguns cuidados podem te livrar de grandes armadilhas. Atente-se ao que você precisa antes de dar qualquer passo:

Basta ler alguns dos nossos demais artigos sobre empréstimo consignado para perceber o quão vantajosa é a opção. Facilidade e praticidade são sinônimos, ainda mais quando falamos em situações de emergência, que necessitam de dinheiro na hora.

Entretanto, nesse meio nem tudo são flores e, infelizmente, encontramos muitas pessoas mal intencionadas que tentam aplicar os mais variados golpes nos aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Então, o que fazer para fugir de armadilhas na hora de contratar empréstimo consignado? Não existe receita ou fórmula mágica, o que você precisará é de atenção aos detalhes! Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns dos principais cuidados a se ter quando o assunto é contratar empréstimo consignado. Continue lendo as próximas linhas e saiba mais.

Não existe solicitação de pagamento antecipado

Pensa com a gente: se você está buscando por um empréstimo, certamente está precisando de dinheiro, certo? Então, qual o sentido depositar uma quantia com antecedência para que este valor seja liberado para você? Certamente nenhum!

Além de ser uma prática proibida por lei, ela é uma das maiores pistas de que a opção se trata de um golpe. Portanto, jamais, em nenhuma hipótese, deposite quantias antecipadas ao contratar empréstimo consignado.

Você não é obrigado a ter um seguro

contratar empréstimo consignado

Apesar de ser legal perante a lei, não existe uma exigência que imponha a obrigatoriedade do seguro prestamista. Aqui, é importante ressaltar: o CDC proíbe a venda casada de itens relacionados a empréstimos.

Portanto, no ato da contratação, você pode ou não optar pelo seguro, mas não é e nunca deve ser uma ordem.

Contratar empréstimo consignado sem conferir todas as opções

Atualmente, existem centenas de empresas que oferecem o crédito consignado a aposentados, pensionistas e servidores públicos. Entre os confiáveis, é possível encontrar vantagens e característica distintas, capazes de atender casos e casos com mais objetividade.

Por isso, um grande erro que deve ser evitado no momento de contratar empréstimo consignado é não fazer uma pesquisa minuciosa sobre a empresa, bem como as vantagens do presente crédito. A atitude, além de te livrar de possíveis problemas, ainda te garante as taxas mais atrativas do mercado.

Ofertas boas demais para ser verdade

Já ouviu dizer que nem tudo que reluz é ouro? Pois bem, nem todas as empresas que se dizem sérias e de confiança realmente são. O mercado conta com uma média de taxas de juros, assim como vantagens que, por mais que se diferencie em detalhes, tem pontos semelhantes.

Por isso, se deparar com opções com taxas muito abaixo das normalmente praticadas ou vantagens que chegam a ser “sem noção” um sinal de alerta deve ser ligado. Percebeu isso? Fuja que é cilada!

Contratar empréstimo consignado olhando apenas o valor das parcelas

solicitar antecipação do FGTS

Um erro muito cometido: se atentar apenas ao valor que será pago sobre as parcelas. Antes de contratar empréstimo consignado você deve analisar o Custo Efetivo Total, ou seja, todas as cobranças relacionadas ao crédito.

Todos os encargos e demais taxas depositadas sobre o empréstimo são responsáveis por fazer com que ele pese mais no seu bolso. Apesar das parcelas parecerem atrativas, talvez, outras opções disponíveis no mercado podem oferecer um valor mais baixo.

Assinar o contrato sem atenção

Pode parecer até loucura, mas muitos são os relatos de pessoas que assinam contratos em branco, sem depositar o mínimo de atenção aos mesmos. Este é um grande exemplo de golpe que, infelizmente, muitas pessoas ainda caem.

É importante ter atenção, pois quando se assina um contrato em branco, muitas informações podem ser adicionadas posteriormente, como valores irreais e informações não acordadas. Portanto, ao contratar empréstimo consignado sempre, sem exceção, leia o contrato.

Contratar empréstimo consignado sem conhecer a empresa

Como citamos anteriormente, existem centenas de empresas que oferecem crédito consignado atualmente. Entretanto, nem todas são capazes de lhe garantir segurança e qualidade do serviço, sendo muitas apenas fachada para grandes golpes.

Por isso, antes de qualquer coisa, é importante acessar o site do Banco Central e conferir as principais informações da empresa em que você está pensando em contratar o crédito. 

O BC reúne todas as instituições financeiras credenciadas e correspondentes bancários autorizados a funcionar, como o Santa Ajuda. Portanto, ele será seu maior aliado neste processo.

Enfim, golpes são mais comuns do que se imagina, mas fugir deles também é uma missão simples. Sabemos que, no momento do desespero, tudo o que mais se deseja é resolver aquele contratempo. Entretanto, se falando de empréstimo, de qualquer finalidade, todo cuidado é pouco, afinal, é a sua saúde financeira que está em jogo.

Portanto, siga nossas dicas e, na hora contratar empréstimo consignado, conte sempre com o Santa Ajuda!

FONTE

Veja como evitar armadilhas do empréstimo consignado do INSS. Folha UOL. Consultado em 11 de maio de 2022.

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI