Empréstimo FGTS? Entenda como fazer

Publicado em 20/09/2021

O empréstimo FGTS é uma grande opção para ter um bom crédito de maneira facilitada e com o mínimo de burocracia.

Você já ouviu falar em empréstimo FGTS? O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos que todo trabalhador em regime CLT tem. Entretanto, mais do que uma segurança no caso de uma demissão sem justa causa, o dinheiro do fundo de garantia pode ser a solução que você procura para realizar aquele sonho ou acertar aquela dívida.

Como isso é possível? Através do empréstimo FGTS! Nas próximas linhas vamos falar mais sobre a modalidade de crédito e tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

Como assim empréstimo FGTS?

Além dos casos de demissão sem justa causa, existem outras duas maneiras para a utilização do seu FGTS: antecipação do seu saque aniversário ou garantia do empréstimo consignado.

O saque aniversário é uma modalidade que paga a você, nessa data comemorativa, uma parte do valor que você tem disponível no fundo. Através dessa modalidade, é possível solicitar o valor a uma instituição financeira e, caso aprovado, os valores serão pagos com o seu saque aniversário.

Já o empréstimo FGTS consignado faz parte da linha de crédito consignado tradicional, com a diferença que as instituições financeiras podem consultar o valor já retido no fundo, reservando a quantia como garantia de pagamento do empréstimo.

O empréstimo FGTS consignado existe desde 2016 e tem como objetivo oferecer modalidades de empréstimo com taxas mais baixas, dando oportunidade a um número maior de pessoas.

fgts-como-sacar

Solicitação do empréstimo FGTS

A solicitação de cada modalidade conta com processos bem distintos, o que torna um conhecimento mais a fundo algo essencial.

Consignado

Como citamos anteriormente, essa modalidade funciona como um empréstimo consignado tradicional. Entretanto, o mesmo segue as regras definidas na Lei 13.313/2016, na qual institui a modalidade de crédito no país.

As regras para esse crédito são:

  • Limite de crédito de no máximo 30% do salário;
  • Parcelas para pagamento em até 48 vezes;
  • Taxa máxima para garantia de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória.

Ciente dessas regras e se encaixando nos pré-requisitos para o empréstimo FGTS, bastará buscar por uma instituição financeira do seu interesse e solicitar o crédito.

Antecipação saque aniversário

Esse tipo de crédito pode ser solicitado diretamente no internet banking da instituição na qual você já tem conta. Para isso, basta aprovar, no aplicativo do FGTS, que outros bancos consultem seu saldo, escolher os valores e períodos a serem antecipados, considerando as regras da instituição financeira e inserir sua senha eletrônica para confirmar.

Vale destacar que a média de taxa de juros dessa modalidade de crédito é 35% mais barata que outras linhas, mas isso pode variar de instituição para instituição.

Enfim, acha que o empréstimo FGTS é o certo para você? Agora que você já o conhece de perto, tomar essa decisão não será um problema. Então, aproveite as vantagens que a modalidade pode te garantir e se aventure realizando seus sonhos ou saindo do vermelho.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e confira nossas opções de empréstimo consignado.

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI