Portabilidade de cartão consignado: é possível?

Publicado em 18/05/2022

Se você está procurando opções para equilibrar as suas finanças, pensou na portabilidade de cartão consignado e não sabe se é possível, continue lendo! 

A portabilidade do cartão de crédito consiste, na prática, na transferência de uma dívida contratada em um banco para outro. Assim, o banco onde o crédito foi solicitado quita a dívida e a nova instituição assume um novo contrato, renegociando as condições conforme a política de crédito. 

Normalmente, quem está em busca de portabilidade, está em busca de taxas de juros menores. 

Entretanto, falando em portabilidade de cartão consignado, em específico, outros pontos são considerados, como número de parcelas, saldo aberto, o tempo de contrato e outras variáveis. Por isso, no caso do consignado, apenas o empréstimo é passível de portabilidade. 

Então, não é possível realizar a portabilidade de um cartão consignado. E vamos te explicar o porquê. Mas, antes, vamos relembrar o que é um cartão consignado. 

Como funciona um cartão consignado? 

Resumidamente, um cartão de crédito consignado funciona através da limitação pela margem consignável e é descontado direto na folha de pagamentos dos aposentados, servidores públicos e pensionistas do INSS. 

A margem consignável para cartão de crédito é de 5%, podendo comprometer essa porcentagem da renda líquida para arcar com as despesas. 

Se estiver dentro da margem, a fatura é paga automaticamente, descontado da aposentadoria, pensão ou salário e o valor adicional é pago posteriormente via boleto, débito ou PIX. 

Mas, então, por que não é possível realizar a portabilidade de cartão consignado?

cartões que não pagam anuidade

Vamos te apresentar alguns motivos que impossibilitam essa operação para os cartões consignados, que incluem o que falamos acima, sobre parcelas, saldo e contrato: 

  • Averbação da margem de 5%

Uma vez utilizada a margem para cartão de crédito, ela não pode ser utilizada novamente, limitada a 1 por CPF. Então, se você tem um cartão consignado Santa Ajuda, por exemplo, você terá sua margem averbada para nós. 

Não é possível, então, transferir a fatura de um cartão para outro ou para outra pessoa. 

  • Tempo do contrato 

Como os cartões de crédito consignados não têm uma data de duração ou vigência, os prazos de parcelamento podem variar. 

E, se uma dívida não foi paga no prazo estipulado, ela pode ser renegociada em questão de valores e de prazos. Isso impossibilita a portabilidade. 

Dicas para acabar com as dívidas no cartão consignado

solicitar cartão consignado-cartão de crédito-final de ano

Se as contas apertaram e a portabilidade de cartão consignado não é uma opção, veja outras formas de pagar as suas dívidas: 

  • Renegocie suas dívidas direto com o banco 

Entre em contato com o seu credor e avalie propostas de renegociação, e talvez optar por um acordo financeiro possa ser a melhor opção para ambos os lados. 

  • Evite usar o seu cartão consignado 

Essa dica se estende também para outros cartões de crédito, o ideal é usar o seu crédito com consciência. Use apenas o valor necessário, parcele só o que cabe no seu orçamento. 

  • Não cancele o seu cartão 

Após a dívida quitada, não cancele o seu cartão. O seu cartão consignado é um ótimo aliado em casos de emergência, e você pode usar quando precisar. 

Ainda ficou com dúvidas sobre a portabilidade do cartão consignado? Entre em contato conosco. 

Aqui no Santa Ajuda, temos as melhores soluções para você e para o seu dinheiro. Não deixe de conferir as nossas possibilidades!

Fonte:

É possível fazer a portabilidade do cartão de crédito consignado? BxBlue. Acesso em 18 de maio de 2022. 

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI