Quitar empréstimo consignado: o que você precisa saber

Publicado em 25/05/2022

Quitar empréstimo consignado é o seu objetivo do momento? Este texto pode te ajudar a tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é quitar empréstimo consignado. Entretanto, esse processo tem sido cada vez mais facilitado, permitindo que você pague toda a sua dívida sem contratempos. 

Mas, ainda assim, o processo de contratar o empréstimo consignado é mais facilitado do que a sua quitação integral. Assim, é normal surgirem dúvidas.

Por isso, separamos as principais dúvidas sobre quitar empréstimo consignado para você saber mais sobre este assunto. 

Como é possível quitar empréstimo consignado?

towfiqu barbhuiya jpqyfK7GB4w unsplash 1 1

A negociação da quitação do seu empréstimo consignado vai depender da instituição financeira na qual o mesmo foi contratado. Porém, existe, de maneira geral, um canal de negociação para essa dívida. 

Lembrando que, em empréstimos consignados, o seu salário ou aposentadoria é comprometido para o pagamento da dívida. 

Mas, falando no processo de acerto do saldo devedor, existem duas possibilidades de pagamento:

  • O pagamento total do empréstimo;
  • O pagamento parcial para abater parte do valor total.

Com o pagamento antecipado, você terá descontos, uma vez que deixará de pagar os juros previstos em contrato em cada parcela.

Após a forma escolhida, o banco disponibilizará meios de pagamento para realizar a quitação e, sendo total, o seu salário ou pensão voltarão a estar livres

Após o pagamento total do empréstimo consignado é preciso atenção redobrada. Isso porque, é possível que alguma parcela seja descontada de seu contracheque. Por isso, fique atento para não pagar uma parcela extra. 

Isso pode acontecer por causa do período entre a data de lançamento do desconto e a data de repasse desses valores ao banco, podendo haver atrasos na baixa da parcela. Desse modo, o banco é obrigado a devolver o dinheiro. 

Conheça o cálculo para quitar o empréstimo consignado

A base de cálculo realizada é feita em cima das parcelas pendentes, excluindo a taxa de juros dessas parcelas não vencidas. 

Para saber exatamente o quanto você irá pagar, você pode utilizar de uma calculadora de antecipação de prestações, criada pelo Ministério Público de Santa Catarina, que você encontra aqui

Atente-se ao fato de que, por mais que você espere um montante final muito maior, haverá descontos sendo deduzidos do valor total, retirando-se os juros e taxas inclusos nas parcelas. 

Pode-se utilizar o FGTS para pagar empréstimo consignado

Sim, a utilização do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado como garantia de pagamento. Porém, sempre consulte a possibilidade em sua instituição financeira escolhida.

Se ainda restou alguma dúvida sobre quitar empréstimo consignado, o Santa Ajuda tem condições rápidas e especiais para a liquidação dessa dívida.

Não deixe de entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas!

 

Fonte: 

Como quitar empréstimo consignado? Compara. Acesso em 25 de maio de 2022. 

 

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI