Quais os requisitos para solicitar um empréstimo consignado?

Publicado em 25/01/2022

Não basta querer solicitar um empréstimo consignado, é preciso atender a alguns requisitos. Você sabe quais são eles? Te explicamos neste artigo!

Já falamos em outros artigos, mas sempre é válido reforçar: o empréstimo consignado é uma opção de crédito simples, sem burocracia e conta com diversas vantagens. Entretanto, além de estar disponível apenas para um público específico: aposentados, pensionistas e servidores públicos, é preciso se enquadrar a alguns requisitos para poder fazer a solicitação.

Você sabe quais são eles? Nas próximas linhas, vamos dar detalhes de cada um e lhe explicar melhor como funciona essas regras que, inclusive, são estabelecidas pela legislação. Vamos lá?

O solicitante deve receber um benefício consignável

O empréstimo consignado está disponível apenas para os recebedores do benefício consignável. Entretanto, diferente do que se imagina, nem todos os benefícios disponibilizados pelo INSS podem ser consignáveis.

As taxas mais baixas estão ligadas a garantia do benefício. Sendo assim, dependendo de qual benefício uma pessoa tem, este não pode ser utilizado no empréstimo consignado. Portanto, podemos dizer que os benefícios consignáveis são aqueles considerados definitivos ou vitalícios. Ou seja, aposentadoria, pensão e salário por parte do servidor público.

O benefício deve estar desbloqueado para empréstimo

O primeiro tópico é atendido? Então, é preciso que ele não esteja bloqueado para empréstimo. Por isso, antes de fazer a solicitação, é preciso observar se não existe nenhum bloqueio para a consignação. E quando esse bloqueio acontece? Existem diversos motivos, sendo alguns deles:

  • Emissão recente do benefício;
  • Bloqueio determinado pelo INSS;
  • Outras solicitações do beneficiário.

Vale destacar que, após a concessão do benefício, a consignação fica bloqueada por 180 dias. Entretanto, é possível solicitar o desbloqueio após 30 dias.

empréstimo consignado

A margem consignável deve estar livre para solicitar um empréstimo consignado

Já falamos em outros artigos sobre a margem consignável e como ela funciona. Assim, para solicitar um empréstimo consignado, é necessário que essa margem esteja livre, ou seja, a mesma não pode ter atingido o limite máximo destinado a empréstimos.

Atualmente, a margem consignável é de, no máximo, 30%, sendo outros 5% destinados ao cartão de crédito consignado.

Estar dentro do limite de idade

Cada instituição financeira conta com regras a serem seguidas, a fim de garantir um controle de concessão de crédito. Assim, existem limitações quando falamos em idade para solicitar um empréstimo consignado.

De acordo com a legislação, a idade mínima legal para contratar o crédito é a maioridade civil. Ou seja, 18 anos ou, em casos de emancipação, 16 anos. Já a idade máxima, tende a variar de acordo com cada instituição. Mas, vale saber que, geralmente, pessoas acima de 80 anos não costumam ter crédito aprovado.

Enfim, independente de onde se irá solicitar um empréstimo consignado, a opção é uma das mais fáceis e mais baratas quando falamos em obter dinheiro extra para emergências ou atendimento de suas necessidades. Se você chegou até aqui e deseja saber mais sobre o empréstimo consignado, basta ler os nossos demais artigos!

Este vídeo também pode te ajudar:

FONTE

Regra do empréstimo consignado de beneficiários do INSS muda em 2022; entenda. CNN Brasil. Consultado em 25 de janeiro de 2022.

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI