Passo a passo para solicitar empréstimo consignado

Publicado em 03/02/2022

Já pensou em solicitar empréstimo consignado? Todos estão sujeitos a passar por algum apuro financeiro ou participar de um bom investimento que exija certa quantia de dinheiro no ato. Porém, com as condições econômicas atuais, é raro encontrar quem esteja preparado para enfrentar qualquer situação como essas sem solicitar um empréstimo consignado.

Ainda que tenha uma reserva de emergência ou poupe dinheiro de alguma forma, é difícil para a maior parte das pessoas mexer em uma quantia considerável do orçamento sem que isso afete toda a sua estrutura financeira.

Por isso, uma das principais opções que surgem como solução na hora de pagar algo é solicitar empréstimo consignado. Você conhece essa modalidade? Então, fique conosco e conheça tudo a respeito!

O que é empréstimo consignado?

Solicitar empréstimo consignado

Empréstimo consignado é um tipo de crédito que tem suas parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício previdenciário do contratante. Nessa modalidade de empréstimo, os juros são menores porque as instituições responsáveis por emprestar o dinheiro correm menos riscos.

Assim, com as parcelas sendo descontadas do cliente sem que precise pagar manualmente, não há atrasos e nem falta de pagamentos. Ou seja, os credores emprestam o dinheiro com garantias de recebimento. Então, é uma modalidade benéfica para os dois lados.

Quem pode solicitar empréstimo consignado?

Tendo em vista as condições para obter o crédito, só é possível solicitar empréstimo consignado quem se enquadra nos seguintes grupos:

  • aposentados e pensionistas do INSS;
  • militares das forças armadas;
  • trabalhadores em regime CLT com carteira assinada;
  • servidores públicos.

Desse modo, para os aposentados e pensionistas, a cobrança das parcelas é feita diretamente no benefício. No entanto, para os outros citados, o desconto ocorre em suas folhas de pagamento. Então, nos dois casos é feita de forma automática, sem que seja preciso fazer isso de forma manual ou, até mesmo, presencial em algum banco ou outra instituição.

Como os trabalhadores CLT não têm as mesmas garantias empregatícias ou de rendimentos que os demais, as condições de taxas aplicadas passam a ser diferentes entre eles.

Como solicitar empréstimo consignado

Solicitar empréstimo consignado

Todos que atendem alguma das condições mencionadas acima, podem contratar o empréstimo consignado apresentando os seguintes documentos para a instituição financeira:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência atual;
  • comprovante de renda atual.

Contudo, a quantia do empréstimo tem um limite baseado no salário de quem solicita. Segundo a Lei Nº 10.820, legitimada em 2003, o valor da parcela não pode exceder 35% do salário do funcionário. Não só isso, tanto o valor aprovado para empréstimo, quanto o número de parcelas para pagamento, passam por análise de crédito do solicitante.

Por fim, atendendo a todas as exigências, será possível obter a aprovação na solicitação de crédito. Confira de maneira simples, o passo a passo para solicitar empréstimo consignado.

Passo 1: Simulação de crédito

Para se ter acesso ao empréstimo consignado, é necessário realizar uma simulação de crédito. Por meio da simulação, algumas informações são levantadas como margem livre disponível, valor para crédito e cartão consignado, comparativo de propostas.

Passo 2: Análise

Após a simulação, o passo seguinte é o de análise de crédito realizada pela instituição financeira, a partir dos dados enviados pelo solicitante. Serão confirmados os documentos de identificação pessoal, comprovantes de residência e de renda.

A princípio, são aceitos como documentos de identificação pessoal o RG ou a CNH. É necessário que o RG contenha o número do CPF, caso contrário será preciso enviá-lo separadamente. 

Em relação ao comprovante de residência, servirão contas fixas ou de consumo com no máximo 90 dias, em nome do titular.

Por fim, para comprovar sua renda, o solicitante deverá apresentar aquele que se enquadrar no seu perfil, sendo:

  • contracheque;
  • holerite;
  • extrato do benefício INSS.

É fundamental que o comprovante utilizado seja o mais recente, pois através dele terão as informações de rendimento bruto e líquido, além da margem consignável. Logo, ao final dessa fase, o interessado no empréstimo recebe o retorno, com a informação de crédito aprovado ou reprovado.

Passo 3: Aprovação do empréstimo consignado

Se tudo correr bem na análise dos dados, o próximo passo é a aprovação do empréstimo solicitado. Fica a cargo do cliente escolher a melhor proposta disponível para a contratação do crédito.

Ainda que haja reprovação de crédito em uma instituição, é possível que em outra consiga aprovação.

Passo 4: Assinatura do contrato

Nessa fase, a tratativa é direta com o banco. A instituição financeira e o cliente interessado no crédito firmam um contrato que descreve todas as condições de negociação tais como:

  • custo efetivo (CET);
  • valor liberado;
  • valor das prestações;
  • prazo de pagamento.

É de extrema importância guardar em local seguro a via do contrato de empréstimo após assinada.

Passo 5: Averbação do contrato de crédito

Logo após a assinatura do contrato, o banco realiza a averbação do documento. A averbação do contrato nada mais é do que o momento em que o órgão ou instituição pagadora realiza a aceitação para a autorização dos descontos das parcelas na folha de pagamento ou benefício do cliente.

Além de autorizar esses descontos, este órgão também realiza o repasse do valor ao banco e controla a margem consignável. Dessa forma, evita descontos ou pagamentos indevidos, tanto de um lado, como do outro. O próximo passo do beneficiário do empréstimo, é aguardar a liberação do crédito.

Passo 6: Liberação do empréstimo consignado

A liberação do empréstimo consignado se trata do ápice, quando o dinheiro finalmente cai na conta de quem solicitou o empréstimo consignado. Após a averbação do contrato, o banco recebe as devidas informações e transfere o dinheiro para o contratante.

Todo o processo de solicitação de empréstimo consignado — desde a simulação até a liberação do dinheiro — acontece em aproximadamente 5 dias úteis. Bem rápido e fácil, não é mesmo?

Solicitar um empréstimo consignado tem se tornado mais simples com o desenvolvimento da tecnologia. Realizando o processo pelo site da Santa Ajuda, você consegue o valor necessário de forma rápida e com as melhores condições.

Aqui, tudo é feito online e sem filas. Assim, conseguimos garantir o sucesso do empréstimo de forma rápida e muito fácil. O cliente conta com suporte 24 horas para sanar dúvidas e resolver qualquer problema de maneira eficiente. 

Se interessou pelas informações contidas neste artigo e deseja simular empréstimo consignado? Então, venha para o nosso site fazer a simulação e solicitar o seu empréstimo. O Santa Ajuda realiza seu sonho e te entrega o melhor serviço do jeito que você merece!

FONTE

Empréstimo consignado: confira passo a passo como fazer. Too Seguros. Consultado em 03 de fevereiro de 2022.

A financeira feita para você

O Santa Ajuda vem para auxiliar e facilitar seu crédito consignado. Chega de filas e burocracia! Faça toda a contratação no conforto da sua casa.

Deixe um
comentário

1
Realizamos a coleta de informações para melhorar o desempenho, segurança de navegação e também a sua experiência com nossos conteúdos e informações. Você pode personalizar suas preferências em nossos sites clicando em “Cookies que utilizamos” assim como também pode conferir a nossa “Política de Privacidade”. ENTENDI